A alma – ou psique – é o princípio vital existente em todos os seres vivos, diferente essencialmente do corpo que anima, e fonte de todas as perfeições dos seres organizados, como princípio formal.
Na Doutrina do Amanhecer, a alma, também chamada de MICROPLEXO, é o microcosmo, ou seja, o princípio ativo, modelador, redutor, que modifica o estado de SER do espírito para a situação de ESTAR desse mesmo espírito na situação do Homem encarnado.
É a barreira entre os vários planos vibratórios do Homem e o mantém na posição planejada e é ela que busca, pesquisa, informa e fornece elementos de decisão para o EU, ao mesmo tempo em que estabelece limites da movimentação do ser humano.
A alma não pode existir sem o corpo, seja ele de natureza densa - na superfície da Terra - ou de natureza etérica - nos planos sutis da Terra.
A função do microplexo é absorver, assimilar e emitir energias em dois planos - o do espírito e o do corpo -, comandando a percepção e a comunicação do Homem. Enquanto o corpo - o plexo físico - é limitado no tempo e no espaço, pelas leis da matéria física, a alma age dentro de limites mais amplos no tempo e no espaço.
É a alma que vai em busca dos desejos, das satisfações e dos anseios, que emite e recebe vibrações, que influencia e é influenciada por outras mentes, que alimenta e é alimentada pela inteligência.
A mais importante de suas funções é receber os eflúvios do Plano Espiritual e levar a personalidade a agir de acordo com as leis transcendentes, de forma tão ampla e ilimitada que a faz confundir-se com o espírito.
Uma importante Ciência, trazida pelos Equitumans, obtinha grandes curas e vem sendo de grande valia para muitas tribos por toda a Terra, com a manipulação das forças da alma - o XAMANISMO (*).
Segundo o Mestre Tumuchy, “quando a alma entra em sintonia com a individualidade, significa que nós encontramos o nosso destino e entramos tranqüilos na aceitação do nosso carma e da nossa missão. A partir daí, a água do Céu passa a jorrar em nossa vida eternamente... Jamais teremos sede!”
Na Doutrina do Amanhecer, segundo nos disse Koatay 108 em reunião de 9.9.80, a alma e o perispírito formam o espírito e são considerados como coisas de naturezas diferentes: a alma é o mecanismo psicológico, com sua base física no sistema nervoso, sendo formada, em cada encarnação, de acordo com sua respectiva programação.
A força psíquica quando chega a ser espírito humano - a alma - tem todas as qualidades bem distintas e caracterizadas, indispensáveis à manutenção da vida para cada um: mais timidez, mais audácia, tudo de conformidade com sua missão na Terra, porque a alma humana é o produto da evolução da força através do reino de sua natureza.
Nossa alma sempre busca nossas necessidades, nossos anseios e nossos impulsos, agindo conjuntamente com o corpo físico na recepção e avaliação de fatos físicos - nossas sensações - e de fatos psicológicos - nossos sentimentos.
Quando não são satisfeitas as necessidades da alma, surge a depressão, ocasionando a infelicidade e a insatisfação em graus cada vez mais profundos.
Por isso, é preciso estar atento ao que a alma pede! Uma boa hora é quando se vai deitar, à noite, e se faz um balanço do dia que termina. Mentalizar o que fizemos, o que queríamos fazer, o que não fizemos... Ao terminar esse balanço, procure, com os olhos fechados e a mente calma, sentir do que precisa sua alma.
Pode acontecer uma desintegração da alma quando ela se desprende do magnético vital. Isso não acontece com a alma que recebeu suas consagrações, porque, consagrada, a alma não se desprende do magnético vital do corpo.
Quando o feto completa três meses de gestação, recebe o perispírito e a alma. A alma passa, então, a alimentar o feto com a energia vital. No desencarne, a alma deixa o corpo, ligada ao perispírito, que passa a ser o seu invólucro, atuando como o corpo fazia com o espírito, formando o corpo astral.
No Homem, quando a alma está fora, o perispírito comanda suas atividades vitais. São muitos os fatores que levam uma alma a sair do corpo, principalmente doenças, problemas, preocupações e vibrações. É fácil sair, para almas irresponsáveis, espíritos sem lei ou sem doutrina. Para estes casos, torna-se muito difícil o retorno.
Micro Plexo - Alma: a alma, o pequeno corpo, é posicionada em nosso corpo físico entre a cintura e a nuca. É a alma o corpo sanguíneo do Espírito... Se revela pelos nossos pensamentos, é quem recebe e emite as vibrações. É a alma a sede dos sentimentos, este Eu, o núcleo central das decisões. É na alma onde vive a minha individualidade transcendental, a emitir a minha personalidade transitória... Carta Plexos e Charme, Tia Neiva, sem data.
“Nós sabemos que o Homem é composto de corpo, alma e espírito. O corpo e a alma são instrumentos do espírito. Na verdade, nós separamos todos, pois há uma independência muito grande de cada um.
O corpo é uma projeção do espírito, uma vez que é o espírito que fabrica seu corpo, de acordo com o tipo de carma por ele planejado.
Da mesma forma, a alma é projetada segundo o espírito. O trabalho evolutivo do espírito é feito através do corpo e da alma.
Assim, nós colocamos nosso corpo e nossa alma a serviço do espírito, através de nossas heranças.
Assim, quando fazemos nossas emissões, estamos nos reportando a todas as vivências do nosso espírito, porque ele não pertence a este plano mas, sim, às nossas origens.” (Tia Neiva, s/d)
“A conservação ou reprodução da alma depende da disposição afetiva, do caráter, de gostos, inclinações elevadas como amor e raciocínio. É incrível as coisas que se desagregam em virtude da mente conturbada!” (Tia Neiva, s/d)
“A força psíquica, quando chega a ser espírito humano - a alma -, tem necessariamente gravada no perispírito todas as qualidades distintas e caracterizadas, que são as condições absolutamente indispensáveis à manutenção da vida para cada um: mais timidez, mais audácia, tudo de conformidade à sua missão na Terra, porque a alma humana é o produto da evolução da força através do reino de sua natureza.
O mundo é um hospital, onde a cura é a própria desobsessão, porque a energia extra-etérica é átomo que se revela na aura. Cada indivíduo concorre para o caráter do seu grupo, que se compõe de diversos graus, desde a variedade até a espécie.
Apesar dos milhares de espíritos, tudo gera, se afina, na individualidade. Nascer, morrer, reencarnar... Progredir sempre, na sensação de fenômenos diversos, físicos, abalos fisiológicos, a comoção nervosa, a sua transformação no cérebro, o efeito, a reação orgânica de atração ou repulsa de emoções.
Temos, assim, o conhecimento fisiológico denominado consciência, que se estabelece entre o eu e o não-eu. Cada indivíduo é um cenário diferente, porque age na individualidade. (...)
A sede do amor está na alma. Cada criatura recebe de acordo com o que merece. No campo cerebral do corpo espiritual é que os conhecimentos se imprimem, em linhas fosforescentes.” (Tia Neiva, s/d)
·Fonte: Tumarã
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Salve Deus! Comente com amor, humildade e tolerância... para enriquecer ainda mais o nosso blog.