[Ministro%2520Puemar%255B3%255D.jpg]Salve Deus...
este blog foi criado para aqueles que cultuam a doutrina do Vale do Amanhecer, e, para aqueles que, simplesmente, querem conhecê-la... sejam bem vindos!

O Templo Puemar do Amanhecer de Pirenópolis - GOIÁS, BRASIL, está de portas abertas, todas as Quartas e Domingos a partir das 19:00hs, para atendimento de pacientes, que precisam de ajuda, dentro do seu merecimento, na humildade e no amor, pela Lei de Nosso Senhor Jesus Cristo - - Lei do Auxílio e da Caridade -- para a cura espiritual. Com a graça de Deus Pai Todo Poderoso, de Pai Seta Branca e do Nosso Ministro Puemar você é, e sempre será bem vindo(a) ao nosso templo

A doutrina do Amanhecer não tem “desenvolvimento a distância” ou “desenvolvimento on line”. Os conhecimentos e técnicas mediúnicas devem ser adquiridos gradativamente conforme a trajetória de cada médium em seu desenvolvimento dentro dos Templos. A pretensão deste blog é apenas disponibilizar aos mestres e ninfas, o acervo doutrinário,  com mais facilidade.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Adolescente - parte 1

ADOLESCENTE


Em Mateus (XIX, 13 a 15) nos é relatada a passagem em que Jesus, na Judéia, estava atendendo e curando uma multidão:  “Trouxeram-lhe, então, alguns meninos, para que sobre eles pusesse as mãos e orasse; mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, disse: Deixais as crianças e não as estorveis de vir a mim, porque delas é o Reino dos Céus! E tendo-lhes imposto as mãos, partiu dali.”


Tia Neiva sempre se preocupou com as crianças e com os adolescentes, pois estão em crescimento, não tendo seus plexos físicos atingido pleno vigor, manipulando essas forças nativas de forma suave e com muito amor.

Com o Estatuto da Criança e do Adolescente, tornou-se necessária radical transformação na forma de cuidar dos menores no Vale do Amanhecer, sendo inviável, sob o ponto de vista jurídico, manter aberto o antigo Orfanato, bem como as atividades do Pequeno Pajé.

É interessante verificar o quanto estão diferentes as novas gerações, e me parece que Pai Seta Branca ao nos advertir para modificações a partir de 1984 estava se referindo à condição dos espíritos que iriam reencarnar a partir daquela época, pois podemos notar como, desde o nascimento, parecem tomar melhor conhecimento de tudo que os rodeia, sendo as crianças de hoje muito mais espertas e sábias do que as de gerações anteriores.


Podemos ver, no panorama global, o surgimento de uma onda de crianças superdotadas, em todas as partes do planeta, que nos fazem acreditar em profundas modificações na Humanidade quando esses espíritos encarnados tomarem suas posições de liderança em suas respectivas sociedades e em organismos multinacionais para a melhoria das condições da Terra.

Segundo a Professora Denise de Souza Fleith, do Instituto de Psicologia da UnB, é importante ressaltar que os indivíduos superdotados não constituem um grupo homogêneo em termos de características individuais, emocionais e sociais.

Entretanto, algumas características são mais freqüentemente encontradas neste grupo, tais como:

·     desenvolvimento precoce da linguagem;
·     vocabulário avançado para sua idade;
·     habilidades de leitura e escrita em tenra idade;
·     curiosidade generalizada;
·     ritmo de aprendizagem rápido;
·     interesses diversificados;
·     grande poder de concentração;
·     boa memória;
·     habilidade de gerar idéias originais;
·     grande bagagem de informações sobre temas de interesse;
·     preferência pelo trabalho individual e independente;
·     persistência em todas as suas atividades;
·     perfeccionismo na realização de suas tarefas;
·     exacerbado senso de justiça;
·     refinado senso de humor;
·     tendência a questionar regras e autoridade;
·     paixão por aprender as mais diversas matérias;
·     alto nível de energia envolvida na realização de suas atividades.

De tudo isso podemos deduzir que, na verdade, não é só um aspecto individual  ou físico que caracteriza uma criança superdotada, mas, sim, a formação de um plexo diferente, com a predominância da natureza espiritual, que se manifesta pelas atividades que lhe fazem diferente na escola, na família e na sociedade.

Essa deve ser, também, nossa preocupação com o desenvolvimento mediúnico das crianças e dos adolescentes de hoje, quando não mais podem prevalecer nossas preocupações e cuidados dispensados aos jovens de ontem.

Por isso, foi implantado e está sendo incrementado o Projeto Casa Grande das Crianças de Tia Neiva (Veja: Casa Grande) para atendimento de crianças e jovens, de 4 a 16 anos. O jovem entre 12 e 18 anos, ou seja, o adolescente, deve ser alvo de cuidados especiais, pois é a fase em que começa a tomar consciência de sua vida, quando desabrocham sentimentos, observações e dúvidas que podem marcá-lo para o resto da vida.

Como os adolescentes já são os espíritos preparados para o Terceiro Milênio, aos olhos da Espiritualidade são vistos como o futuro da Doutrina na Terra. Muitos já trazem sensível e aflorada mediunidade, que causa problemas familiares em lares onde não haja uma doutrina espiritualista.

Todavia, entre os 12 e 16 anos só é permitido aos jovens participar das Falanges Missionárias de Nityamas, Mayas, Gregas, Magos e Príncipes, só devendo receber sua Autorização para o Desenvolvimento no ano em que completar 16 anos, com a devida permissão de seus pais ou responsáveis (Veja Autorização).

Para os menores de 16 anos, a Autorização podia ser feita, em caráter excepcional, pelo Trino Araken, no Templo-Mãe, ou pelo Presidente, nos Templos do Amanhecer.

Na reunião geral de 17/abril/2005, o Trino Presidente Sumanã restabeleceu a Linha de Passe única, no Turigano, nos domingos pela manhã, e anunciou a formação de um grupo para o desenvolvimento das crianças, compreendendo o Pequeno Pajé e um para crianças de 12 a 14 anos e outro para 14 a 16 anos, ao fim do qual o jovem já teria ingresso no desenvolvimento normal, junto com os adultos.

Esse esquema se concretizou em maio de 2005, com a responsabilidade do Trino Herdeiro Ypuarã, Mestre Raul Zelaya, com um grupo para o desenvolvimento de menores, dos 12 aos 16 anos, funcionando na Casa Grande, e desvinculado do Desenvolvimento normal, no Templo-Mãe. O médium deverá ser avisado de que, com menos de 16 anos, só receberá a consagração da Iniciação, ficando a Elevação de Espada para depois que completar os 16 anos.

Ficou criado um impasse com a administração do Projeto Casa Grande de Tia Neiva, que fez a entrega das chaves ao Trino Sumanã, por entender que não poderia ser dada continuação aos trabalhos sem a Linha de Passes da Vozinha Marilú.

O assunto ficou para ser solucionado oportunamente pelo Conselho de Trinos, o que ocorreu em  28 de abril de 2005, em reunião com os Trinos e Devas, quando foi aprovada a volta da situação anterior, com o restabelecimento da Linha de Passes da Vozinha Marilú e do Projeto Casa Grande de Tia Neiva, atendendo ao disposto pelo Trino Ajarã.

O menor de 18 anos pode desenvolver sua mediunidade, porém sem trabalhar onde haja comunicação (Tronos, Alabá, Angical, etc.) e só pode ficar no interior do Templo até às 20 horas, exceto quando for receber alguma das Consagrações (Iniciação, Elevação de Espadas ou Centúria), participar das respectivas aulas ou estar presente em reuniões dos Trinos Presidentes Triada com o corpo mediúnico ou ser beneficiado pela libertação no Julgamento ou no Aramê.

Visando dirimir dúvidas e adequar o ingresso e a participação das ninfas e mestres missionários nas falanges, bem como as suas atribuições, os Trinos Presidentes Triada, em reunião realizada com os Mestres Devas (Alufã, Adejã e Umaray), no dia 3.10.98, decidiram que a partir desta data fica limitada a 12 anos a idade mínima e a 18 anos a idade máxima para os jovens ingressarem nas falanges de Nityamas/Nityamas Madruxas, Gregas, Mayas, Magos e Príncipes Mayas.

Os referidos mestres e ninfas poderão pertencer às respectivas falanges por tempo indeterminado, ou seja, não haverá idade limite para deixarem as suas falanges.

Em reunião de maio de 2005, foi cancelada a exigência do limite máximo de idade para as falanges de corte.

A partir dos 16 anos de idade, o jovem que não desejar participar de uma das falanges citadas poderá escolher outra falange missionária de sua afinidade.

Na reunião de 01/07/03, com os Sub-Coordenadores e Presidentes, continuando a implantação dos trabalhos unificados, ficou estabelecido, pelo Trino Ajarã, o seguinte:
·       De modo geral, o menor Aspirante não é encaminhado à Triagem. Após a Autorização do Presidente, recebe o seu cartão e vai diretamente para o 1O Grupo de Doutrina.
·       De acordo com as orientações dos Trinos Triada Presidentes, os Aspirantes até os 16 anos de idade participam de um Projeto desenvolvido para orientação de crianças e adolescentes (Projeto Casa Grande).
·       A partir dos 12 anos o menor poderá será autorizado a ingressar nas falanges de Nityamas, Gregas, Mayas, Príncipes Mayas e Magos.
·       Após os 15 anos e 6 meses de idade, mediante autorização dos pais ou responsáveis, adquirem o direito de desenvolver a sua mediunidade juntamente com os adultos, com as seguintes restrições: (1O) Não participar de trabalhos onde haja comunicação (Tronos, Angical e Alabá); e (2O) Não permanecer no Templo após às 20 h.
·       Desde que acompanhado por um Centurião, o adolescente, após ser emplacado, poderá manipular nos Tronos, sem atender pacientes.
ORIENTAÇÕES JURÍDICAS – Documento elaborado pela Assessoria Jurídica da Coordenação - Adj. Juero, Mestre Dourival.

Visa, o presente documento, levar ao conhecimento dos Srs. Presidentes dos Templos do Amanhecer, detalhamento de cunho jurídico, a nível de responsabilidade, em relação às crianças e adolescentes, para que embasados destas orientações possam dar tratamento adequado ao PROJETO CASA GRANDE , nele já incluso o PEQUENO PAJÉ, bem como ao DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO.

Relembra-se, neste instante, aos Srs. Presidentes, que como autoridade máxima de seus Templos, sendo, portanto, responsável espiritual e juridicamente pelas ações e atos praticados nos recintos de propriedade da Entidade, deverá cumprir e fazer com que sejam cumpridas, no que couber, as diretrizes doutrinárias emanadas das OBRAS SOCIAIS ESPIRITUALISTA CRISTÃ VALE DO AMANHECER, tida como entidade mater, conforme consta dos Estatutos próprios e, em especial, os ordenamentos jurídicos provindos da Constituição Federal da República Federativa do Brasil, do Código Civil ( Lei n.º 10.406, de 10 de janeiro de 2002), do Estatuto da Criança e do Adolescente ( Lei n.º 8.069, de 13 de julho de 1990 ) e demais dispositivos legais atinentes à espécie.

Ensinou ao Mestrado, o Simiromba de DEUS - Pai Seta Branca - que: "AS LEIS FÍSICAS QUE VOS CHAMAM À RAZÃO SÃO AS MESMAS QUE VOS CONDUZEM A DEUS".

Nesta frase está concentrada o testemunho de que somos regidos - no mundo físico - pelas Leis codificadas e a elas devemos obediência, inclusive, sendo um ponto para facilitar nossa caminhada no sentido evolutivo. Esta evolução ou involução dependerá, unicamente, de nossas ações.

Assim sendo, vejamos, em especial, as seguintes disposições legais:
 
Continua parte 2...


Fonte: Tumarã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Salve Deus! Comente com amor, humildade e tolerância... para enriquecer ainda mais o nosso blog.