Reflexão é quando avaliamos com nosso conhecimento doutrinário, sob os aspectos da Lei do Retorno, nossas ações e reações, nosso desempenho, pesando tudo o que praticamos, suas conseqüências, as situações pelas quais passamos e o que poderíamos ter evitado.
Usando a energia mental (*) de forma consciente e sem julgamentos, sempre chegaremos a importantes conclusões, sempre de muita valia para nossa jornada, refletindo sobre objetos diversos e variados níveis de consideração, dirigindo nossa análise às bases, natureza e evolução de nossas próprias operações psíquicas (o sentir, o conhecer e o querer) e das propriedades e relações harmoniosas de nossos conteúdos mentais, evitando simpatias ou antipatias, se é bom ou se é ruim, buscando sempre nos aproximar da realidade dos seres e das coisas.
Pela reflexão fazemos uma análise retrospectiva de nossa vida, de tudo que nos envolveu e suas repercussões em nosso próprio íntimo ou no das pessoas com as quais convivemos. A reflexão é a base do “Conheça-te a ti mesmo”, porque é a condição essencial de todo o conhecimento, de todas as atividades mentais, inclusive da conscientização da alma e de tudo que a alimenta.
Pela reflexão se reconhecem a verdade e os valores objetivos do conhecimento humano.
Fonte: Tumarã
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Salve Deus! Comente com amor, humildade e tolerância... para enriquecer ainda mais o nosso blog.