[Ministro%2520Puemar%255B3%255D.jpg]Salve Deus...
este blog foi criado para aqueles que cultuam a doutrina do Vale do Amanhecer, e, para aqueles que, simplesmente, querem conhecê-la... sejam bem vindos!

O Templo Puemar do Amanhecer de Pirenópolis - GOIÁS, BRASIL, está de portas abertas, todas as Quartas e Domingos a partir das 19:00hs, para atendimento de pacientes, que precisam de ajuda, dentro do seu merecimento, na humildade e no amor, pela Lei de Nosso Senhor Jesus Cristo - - Lei do Auxílio e da Caridade -- para a cura espiritual. Com a graça de Deus Pai Todo Poderoso, de Pai Seta Branca e do Nosso Ministro Puemar você é, e sempre será bem vindo(a) ao nosso templo

A doutrina do Amanhecer não tem “desenvolvimento a distância” ou “desenvolvimento on line”. Os conhecimentos e técnicas mediúnicas devem ser adquiridos gradativamente conforme a trajetória de cada médium em seu desenvolvimento dentro dos Templos. A pretensão deste blog é apenas disponibilizar aos mestres e ninfas, o acervo doutrinário,  com mais facilidade.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Pretos Velhos Nagôs

Pai Joaquim de Aruanda

Preto velho Nagô, uma falange de pretos velhos que pode incorporar no Sudálio (linha de passes iniciática) junto aos caboclos. Nossa doutrina deriva de várias religiões africanas.

 

Os Nagôs, assim como outros apresentados abaixo, são termos étnicos criados pelo tráfico de escravos, pois sabemos que grande parte dos nossos mentores que hoje se apresentam como pretos velhos, tiveram  entre outras encarnações, a passagem como escravos oriundos da África e de várias culturas diferentes.

 

Hoje se apresentando a nós nessa roupagem simples e trazendo também esse transcendente que tanto marcam os encontros e reencontros que tivemos nessas várias encarnações.

 

Povo Nagô, povo de Angola, povo da Bahia, povo do Oriente assim como povo das Cachoeiras entre outros, são determinações de falanges que inspiram nossa consciência às nossas origens.

 

Nagô, assim como Jeje, Angola, Congo, Fula são termos étnicos que representavam identidades criadas pelo tráfico de escravo. Cada termo faz referência na verdade à região de onde provinham os escravos. A etnia Nagô aplica-se ao iorubano ou a todo negro da Costa dos Escravos que falava ou entendia o Ioruba.

 

Kètu, Egba, Egbado e Sabé são alguns dos segmentos nagôs que vieram para a Bahia proveniente da grande área iorubá que compreende o sul e centro da atual República de Benim, ex-Daomé, parte da República do Togo e todo sudoeste da Nigéria.

 

E todos eles - com destaque para os Kètu contribuíram decisivamente para a implantação da cultura nagô naquele Estado, reconstituindo suas instituições e procurando adaptá-las ao novo meio, com o máximo de fidelidade aos padrões básicos de origem, fidelidade essa em parte facilitada pelo intenso comércio que se desenvolveu entre a Bahia e a costa ocidental da África durante todo o século XIX até os primeiros anos que se seguiram à Abolição.

 

Os portugueses construíram, em 1498, o forte São Jorge da Mina, ou Feitoria da Mina, ou Mina, no Gana, um posto estratégico na rota dos europeus ao litoral da áfrica Ocidental, onde os cativos eram mantidos à espera de transporte para o Novo Mundo.

 

O tratado de paz de 1657 assinado pela rainha Nzinga Mbandi Ngola e a coroa portuguesa através da mediação do papa Alexandre VII encerrou a guerra no Reino do Kongo e o tráfico escravista europeu na região.

 

Adjunto Olgar, Antonio Claudio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Salve Deus! Comente com amor, humildade e tolerância... para enriquecer ainda mais o nosso blog.