É uma curiosidade natural em todo principiante da Doutrina Espírita: ao tomar ciência da verdade da reencarnação, surge logo a indagação: “quem fui eu nas vidas passadas?”.
Como se sabe, a terapia da regressão, feita por um profissional competente, é capaz de adentrar na intimidade da nossa alma e revelar detalhes das experiências vividas em outras reencarnações. Isso aumenta ainda mais o interesse popular.
Todavia, aqui cabe uma pergunta: por que esse véu de esquecimento encobre nossa consciência?
Mas adiantamos que pela interpretação dos Espíritos Superiores, essa amnésia é natural, considerando nosso estágio evolutivo atual, e como toda e qualquer lei da Natureza – que é obra de Deus – é um preceito justo e para nosso bem.
O conhecimento do nosso passado poderia nos trazer sérias inconveniências e o esquecimento, além de nos poupar delas, nos torna mais autônomos para seguir nossa trajetória presente.
Por essa razão, a aplicação da terapia de regressão não deve ser aplicada a torto e a direito, mas em eventos sugestivos, por exemplo, de traumas proeminentes e por profissionais capacitados.
Nos casos especiais, através de manifestações naturais, devemos considerar sempre que há alguma finalidade e que esta deve ser trabalhada apropriadamente pelos envolvidos.
O próprio Allan Kardec, codificador do Espiritismo, recebeu a revelação de que fora um sacerdote druida em sua viagem terrena anterior, mas certamente que essa revelação não foi por mera curiosidade.
Como se vê, para termos ideia do nosso passado, basta olhar para o presente. E cuidando deste, automaticamente estamos preparando nosso porvir. Um provérbio chinês diz que: “na cama que farás, nela deitarás”.
Coisa relevante a ser examinada ainda é a nossa posição como Espírito na vida espiritual, que é a verdadeira e eterna vida.
Ela difere e muito dos status que geralmente ocupamos na Terra. De forma que, um Espírito elevado, vez ou outra, “desce” até nós em missão e se projeta em condição antagônica.
Para simplificar: quem é Jesus no plano espiritual e em que situação ele se colocou quando desceu até nós?
Os reis da Terra terão as mesmas honras logo que partirem dessa viagem curtíssima que é a duração de uma encarnação? Por isso disse o Mestre:
“Aquele que se exalta, será humilhado; e aquele que se humilha, será exaltado”. (Mateus, 23, 12)
Autor Desconhecido
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Salve Deus! Comente com amor, humildade e tolerância... para enriquecer ainda mais o nosso blog.